Como Rezar

Como fazer as orações no Islam

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)


O Imam Bukhari registrou as seguintes palavras do Profeta Muhammad (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele):

Realizai a oração tal como me viste fazê-la”.


A preparação para oração no Islam inclui as seguintes ações:

1.  Deve ser feita a purificação (udu) tal como foi ordenado por Allah em seu livro:

“Ó vós que credes! Quando ires fazer a oração, lave o rosto e as mãos até os cotovelos, passe as mãos pela cabeça e (lave) os pés até os tornozelos.” (Corão, 5:6).

O Profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:
Não é aceita a oração se não é realizada antes a ablução.



  1. Tenha um local limpo onde rezar: por exemplo, é bom que se tenha um pequeno carpete onde se possa rezar.
Até pouco tempo atrás, eu não tinha meu tapetinho de oração e as fazia sobre uma saída de praia, que comprei para esse fim ;)
3.   Orientar-se em direção a Qiblah (a casa sagrada em Makka) com a intenção de cumprir com a oração especifica no momento. Esta intenção não deve ser pronunciada em voz audível, porque nem o Profeta e nem seus companheiros a fizeram. Pronunciar a intenção com voz audível é uma inovação, seja a oração feita atrás do Imam, ou individualmente.
Quando realizares uma oração individual, coloque na sua frente uma Sutra (objeto que impeça a passagem de pessoas na sua frente).

Deus, o Altíssimo, disse:

“Aonde quer que vás, orienta teu rosto para a Sagrada Mesquita. Onde quer que estejais, voltai vossos rostos em sua direção”. (Corão, 2:150)

4.   Pronuncie o primeiro Takbir dizendo: Alláhú Ácbar (Deus é o maior) levantando as mãos na altura de suas orelhas ou seus ombros.


5.   Logo fixe seu olhar no lugar onde colocarás a testa durante sua prostração e coloque sua mão direta sobre o pulso esquerdo, e coloque-as sobre o peito, tal como fez o Profeta Muhammad. Logo depois recite a Surah Al Fatiha.



Disse o Profeta Muhammad:

“Não é valida a oração onde não é recitada a Soorah Al Fatiha”.


6.  Após terminar a recitação, levante as mãos na altura dos ombros ou das orelhas e diga: Alláhú Ácbarse incline no Ruku’ deixando suas costas e cabeça na linha horizontal. Apoie suas mãos de forma aberta sobre os joelhos e com calma e serenidade diga três vezes: Subhána rabbial ‘adhím (Glorificado seja meu Senhor, O Grandioso).

 
7.   Logo depois, levante-se lentamente dizendo: “somiá alá hú líman hâmida rabana uáca al hámd” (Deus escuta a quem o louva, Senhor, nossos louvores são Teus).


8.   Logo após, inicia-se a prostração (Sujud) e por sua vez dizemos: Alláhú ácbar. É recomendado colocar primeiro os joelhos ao solo, porém se é muito dificultoso, pode começar colocando as mãos em primeiro. Os dedos das mãos e dos pés devem estar na direção da Qiblah, unidos entre si e não abertos. Nesta posição, sete partes do corpo devem estar em contato com o solo: A testa e o nariz, ambas as mãos, ambos os joelhos e ambos os pés. Nesta posição repita três vezes: “subhâna rábial alá” (Glorificado seja meu Senhor, O Altíssimo).


9.  Levante-se e se sente dizendo Alá hú ácbar”.



10.     Repita o movimento de prostração novamente dizendo três vezes “subhâna rábial alá”.




Cada conjunto desses movimentos configuram uma Rokaah. Em cada oração há um número específico desse conjunto de movimentos a serem repetidos.

Fajr: 2 rokaah’s
Duhr: 4 rokaah’s
Asr: 4 rokaah’s
Maghrib: 3 rokaah’s
Isha: 4 rokaah’s 

Se a oração for de duas rokaah’s (Fajr) então, após a segunda, permanece-se sentado com as mãos apoiadas sobre as coxas e joelhos, levantando dedo indicador da mão direita simbolizando o Tauhid, também pode somente levantar o dedo indicador e mover em círculos, já que ambas as ações foram relatadas do Profeta.


11.     Estando sentado recite o testemunho de fé (Tashahhud)Ash-hadu an la ilaha illa Allah, Wa ash-hadu ana Mohamadan rasoolu Allah”.





















12.     Depois disso pode pedir e suplicar a Allah o que desejares desta vida e da outra.

Se a oração for de quatro rokaah’s (Duhr, Asr e Isha), então, após a segunda, permaneça sentado com as mãos apoiadas sobre as coxas e joelhos, levantando dedo indicador da mão direita ou somente levantar o dedo indicador e mover em círculos, já que ambas as ações foram relatadas do Profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele). Após as duas últimas rokaah’s, novamente, deves permanecer sentado com as mãos apoiadas sobre as coxas e joelhos, levantando dedo indicador da mão direita ou somente levantar o dedo indicador e mover em círculos, já que ambas as ações foram relatadas do Profeta.

Se a oração for de três rokaah’s (Maghrib), então, após a segunda, permaneça sentado com as mãos apoiadas sobre as coxas e joelhos, levantando dedo indicador da mão direita ou somente levantar o dedo indicador e mover em círculos, já que ambas as ações foram relatadas do Profeta. Após a última rokaah’s, novamente, deves permanecer sentado com as mãos apoiadas sobre as coxas e joelhos, levantando dedo indicador da mão direita simbolizando o Tauhid, também pode somente levantar o dedo indicador e mover em círculos, já que ambas as ações foram relatadas do Profeta.

Logo depois da segunda rokaah do Fajr, da terceira do Maghrib, ou da quarta do Duhr, ou ‘Asr e do ‘Isha; se termina a oração saudando para ambos os lados dizendo: “Assalamu Alaikum wa rahmatullah” (Que a paz e as bênçãos de Allah estejam contigo)



Coisas que não fazemos enquanto rezamos:

1.   Não comemos;
2.   Não bebemos;
3.   Não falamos com quem quer que seja;
4.   Não fazemos outros movimentos que não aqueles relacionados aos da oração.

Nota 01: Se algo perigoso puder acontecer com seu filho (ou criança próximo de você) enquanto você estiver rezando, você poderá interromper a oração, afastá-la do perigo e, então, retome a oração do início.

Nota 02: Enquanto estiver rezando, você pode pedir a Deus o que quiser, principalmente no Sujud (prostração), que é a posição que Deus ama, então reze pelos seus filhos e pais nesse momento.






E o profeta Mohammed (que a paz e bênção de Deus estejam com ele) disse:

“A primeira coisa que será julgada entre os feitos das pessoas no dia da Ressurreição é a oração. Se ela estiver em boa ordem, a pessoa passará no teste e prosseguirá, mas se estiver defeituosa, a pessoa terá falhado no teste.”


4 comentários:

  1. Muito esclarecedor, obrigada irmã!
    Asalamo waleikon!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, agora vou corrigir meus erros ao orar. Gosto muito do seu blog, orienta bastante!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Muito ilustrado, excelente para sanar nossas dúvidas!!! Muito bom. Assalam Aleikum.

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedor, ilustrado! Obrigada. Assalam Aleikum.

    ResponderExcluir