quarta-feira, 8 de agosto de 2012

RamaDan: a noite do decreto

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)


Salaam walaykum, irmãs!

Tenho estado sumida… O RamaDan tem tornado meus dias bem cheios! De volta em casa depois de uns dias viajando foi necessário pôr tudo em ordem para a retomada da rotina, Graças a Deus!

O RamaDan está passando muito rápido e eu, particularmente, até agora não tenho sentido dificuldade alguma e já estou com saudades! Estamos nos últimos dez dias desse mês tão sagrado para nós muçulmanos. Hoje (08/08) é o 20ª dia do RamaDan, Graças a Deus! Isso significa que já passamos pelos 10 dias de perdão e pelos 10 dias de Salvação (do fogo do inferno). Graças a Deus! Quão grande e majestoso é Deus em Sua infinita misericórdia. Glórias e Louvores a Deus, o Senhor dos mundos!


Deus nos diz no Corão:

“Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo.”

[39:53]



Deus nos disse no Corão:

“Por certo, fizemo-lo descer na noite do Decreto. E o que te faz inteirar-te do que é a noite do Decreto? A noite do Decreto é melhor do que 1000 meses. Nela descem os anjos e o Espírito, com a permissão do seu Senhor, encarregados de toda ordem. Paz é ela, até o nascer da aurora.”

A noite do Decreto foi a noite em que houve a primeira revelação do Corão.

O Corão sofreu 2 descidas. A primeira no Laylatul Qadr quando o Corão desceu da Tábua Preservada que está no sétimo céu até o céu da terra. Deus disse no Corão:


“Sim, Este é um Alcorão Glorioso, Inscrito em uma Tábua Preservada.”
[85:21-22].

E a segunda descida ocorreu do primeiro céu até a terra por intermédio do anjo Gabriel. Nela descem os anjos e o Espírito, com a permissão do seu Senhor, encarregados de toda ordem. O Espírito é o Anjo Gabriel.

Mas quais são as ordens que estes anjos estão encarregados nessa noite? São as ordens concernentes ao nascimento, a morte, prosperidade, adversidade, saúde, enfermidade, tudo que ocorrerá a partir desta data até a noite do Decreto do próximo ano. Deus disse também no Corão:

"Nós o revelamos durante uma noite bendita, pois somos Admoestador, na qual se decreta todo o assunto prudente, por ordem Nossa, porque enviamos (a revelação). Como misericórdia do teu Senhor, sabei que Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo."

[44:3-6]

Viram a importância desta noite?


Irmãs nós estamos entrando em um período muuuuiiiitooooo especial e talvez o melhor das nossas vidas, portanto vamos levar a sério a importância desta noite.


Mas, afinal, quando é esta noite tão especial?

O profeta (que a paz de Deus esteja com ele) sabia qual era essa noite, mas esqueceu. É relatado que o Anjo Gabriel havia informado ao profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja com ele) sobre qual noite seria esta, e então o Profeta dirigiu-se até seus companheiros para informá-los, mas quando chegou na mesquita encontrou dois muçulmanos discutindo. O profeta, então, intercedeu para resolver a situação, mas após isso havia esquecido o dia que o Anjo Gabriel havia lhe dito. Claro que isso aconteceu com a anuência de Deus. Então o Profeta começou a procurar por esta noite no Ramadan. Até que o anjo Gabriel o informou que esta noite encontrava-se em uma das 10 últimas noites do Ramadan.

Por ter sido a noite na qual o sagrado Corão foi revelado, nós, muçulmanos, dizemos que foi nesta noite que a luz da orientação desceu à terra para os humanos. Ela está entre qualquer uma dessas últimas 10 noites, alguns sábios dizem que esta noite é a noite 27, mas Deus sabe mais, pode ser qualquer uma dessas últimas 10 noites, pois existem diversos ditos que dizem que pode ser no dia 23, outros no dia 25, outros ditos dizem que seria nas noites impares, e ainda alguns sábios creem que esta noite pode variar de Ramadan a Ramadan dentro destes 10 dias. Portanto irmãs não se apeguem a nenhuma data específica e adorem a Deus sinceramente nesses últimos 10 dias.


Bom, mas agora vêm as perguntas:

* O que devo fazer nessa noite?
* Como adorar a Deus nessa noite?

O Profeta (que a paz de Deus esteja com ele) nos deu a chave para abrir as portas da adoração nesta noite, a chave de como adorar Deus nessa noite, a chave do que eu devo mais fazer nessa noite abençoada.

Mas que chave é essa?

Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela) perguntou ao Profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja com ele):

Oh mensageiro de Deus, se eu chegar a descobrir essa noite, o que devo fazer?

Então o profeta (que a paz de Deus esteja com ele) disse:

Se descobrires essa noite, diga: Allahuma dusuma inaka afuun tuhebo al afua faafu ani

(Oh Allah! Tu que és o absolvedor, que amas absolver, absolve-me).

O que nós mais devemos fazer nessa noite é essa súplica. Essa é a chave? Sim essa é a chave, e agora entenderemos o porquê desta ser a chave da adoração a Deus nesta noite.

Primeiramente, prestemos atenção quanto ao que diz nessa súplica. Qual é a palavra que mais aparece?

Toda a súplica está direcionada ao nome de Deus Al Afuu (O Absolvedor) .Ou seja, em meia linha aparece 3 vezes a palavra Afua e aqui está o segredo dessa súplica.

Na noite do decreto o nome de Deus mais destacado é al Afuu.

E o que quer dizer o nome de Deus Al Afuu? Porque não é o nome de Deus Al Ghafur (o Perdoador)? Porque a súplica não é: Deusuma inaka Ghafur tuhebo al maghfira faghfirli (Oh Deus Tu que és Perdoador, que amas o perdão, perdoa-me)? Nós sempre utilizamos o nome de Deus Al Ghafur (O Perdoador) só que o profeta disse Al Afuu, por que? O que quer dizer isso?


O Afuu é Aquele que apaga, apaga e apaga até te absolver dos pecados. Já o Ghafur perdoa o pecado para que você não seja castigado por ele.

Ou seja, o Ghafur não irá nos castigar pelo pecado, mas o Afuu faz o que? Apaga. Para vocês terem uma ideia, todos nós temos um livro onde estão sendo apontadas nossas ações. Então vejamos: chegou o dia do Juízo, e imagina teu livro cheio de pecados anotados em detalhes. E tu terás que ler este teu livro perante Deus e todas as criaturas no Dia do Juízo. Por exemplo, imagina o livro diz: tal dia cometeste tal pecado, tal hora tal pecado, tal minuto tal pecado, e lá no final do livro diz: Fulano não será castigado porque foi perdoado.

Esse é o Ghafur. Ele não te castigará, mas no livro seguem anotados seus pecados, tu não serás castigado, mas passará vergonha por eles perante as criaturas e perante ao Criador, imaginem todos ouvindo um por um dos teus pecados, tua pele e os órgãos do teu corpo testemunhando contra ti confirmando os teus pecados. Deus te dizendo: Lembras de tal pecado? Acaso Eu não havia te concedido Sustento? Acaso eu não te dei beleza e tu usaste para cometer o haram? Acaso não te dei bens e tu usaste no haram? Imaginem a vergonha, mas lá no final Deus te diz: Fostes Perdoado!.

Já o Afuu, é como se as páginas onde estão anotados nossos pecados fossem rasgadas, não tem pecados todos foram simplesmente apagados, você jamais os cometeu.

Além de te perdoar O Afuu apaga os nossos pecados, sendo que nós nem os veremos no dia do juízo. Por quê? Porque no laylatul qadr (noite do decreto) estávamos suplicando a Deus com sinceridade dizendo: Allahuma deusuma inaka Afuu tuhebo al Afua faafu ani!. Entenderam a diferença? Então vamos já começar a memorizar a súplica:

Allahuma deusuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafu ania!


Para quem tem dificuldade com o árabe é só anotar num pedacinho de papel e trazer consigo quando for fazer as orações e, com o tempo, pela repetição, decoramos!

Depois de decorado, lembrem-se de queimar o papel ;)

No dia do Juízo, Al Afuu te cobrirá com um véu e te perguntará pelos teus pecados e quando você reconhecê-los Ele nos perdoará os pecados cometidos neste mundo e nos abrirá as portas do Paraíso, se Deus quiser!

E não é só isso. O nome de Deus Afuu tem mais um significado. O Afuu é Aquele que se Satisfaz com Seu servo após apagar seus pecados. Além de apagar teus pecados Ele ainda fica Satisfeito contigo.


Isso justifica, irmãs, o fato de o profeta (que a paz de Deus esteja com ele) ter aconselhado Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela) a fazer essa súplica.

Imagine quão bom é a recompensa que teremos ao durante a noite, a oração do Taraweeh, por exemplo, repetirmos essa súplica quanto mais pudermos: Teremos todos os nossos pecados apagados, e poderemos começar com uma nova página limpa com Deus.

Então, irmã, vamos suplicar com fé e esperança:

Deusuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafu-'ana!


Irmãs, é importante lembrar que Deus, o Absolvidor, o Misericordioso, o Misericordiador, quer que sejamos perfeitos. É mais importante ainda, termos em mente que a absolvição de nossos pecados depende de nosso arrependimento. Afinal, a súplica deve ser feita com sinceridade e a sinceridade vem com o arrependimento pelo pecado.



Vamos fazer um check-list do que fazer nessas últimas dez noites?

1)   Não vamos perder nenhuma oração do taraweeh
2)   Não vamos deixar de rezar a oração voluntária durante a madrugada, o máximo que pudermos rezar.
3)    Vamos aumentar o número de súplicas buscando o perdão de Deus
4)    Vamos aumentar as caridades



--

Oh Deus para ti são todos os louvores, todas as glorificações e todo o agradecimento. Alhamdulilah pelo Islam, alhamdulilah pelo Corão, Alhamdulilah pelo Ramadan, Alhamdulil-Lah por todas as bênçãos que nos concedestes, nós não podemos enumerar os Teus louvores Tu és como louvaste a Ti mesmo! Oh Deus suplicamos que nos conceda laylatul qadr, ya Deus conceda-nos a laylatul qadr, Deusuma inaka afuun tuhebo al afua faafuana, ya Afuu absolva-nos, apague os nossos pecados, não nos humilhes no dia do juízo devido aos nossos pecados, perdoa-nos, absolva-nos, tolera-nos Tu és nosso Protetor e fora Ti não temos Salvador nem socorredor algum.

Alhamdulil-Lah que Tu és o nosso Senhor, Alhamdulil-Lah que não associamos nada nem ninguém a Ti.

Ya Deus nos ajude a te adorar com o máximo das nossas forças nessas últimas noites, nos ajude a Te adorar como Tu mereces ser adorado! Amin, Amin, Amin! E que a paz esteja com o Profeta Muhammad com seus companheiros e com todos os seus seguidores!


Amin!


Um comentário: