domingo, 15 de julho de 2012

Para compreender o calendário islâmico: Sistema de Identificação da Lua


(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)


Salaam Walaykum irmãs!

O assunto hoje é de base “técnica” e que sempre foi um tanto quanto confuso e nebuloso para mim. O fato de nós, mulçumanos, termos nossos feriados e obrigações religiosos orientados pela lua sempre foi um quebra cabeça pra mim. Da mesma forma, compreender a ordem dos meses me deixava aflita. Depois de ler sobre o tema, tentei compilar de forma simples e direta as informações que julguei serem pertinentes para que compreendêssemos como o calendário Islâmico é organizado.



Compreender essa organização é importante principalmente porque o jejum do mês do RamaDan deve ser iniciado a partir de seu primeiro dia (de acordo com o mês lunar).


Mas, afinal, como saber qual o primeiro dia de um mês lunar?


Como já deve ser de conhecimento de todas, o Calendário Islâmico é um calendário lunar composto por doze meses, de 29 ou 30 dias com um total de 354 dias. O calendário lunar possui 11 ou 12 dias a menos que o calendário solar (o que causa a variação e a incerteza prévia sobre o dia certo do início do Ramadan). Por isso, os meses do ano islâmico não têm qualquer ligação com as estações, que estão relacionadas com o ciclo solar, o que faz com que as festividades muçulmanas possam ocorrer no verão ou no inverno. Somente após 33 anos do ciclo é que os meses lunares completam uma volta e caem na mesma estação.

Os meses islâmicos começam quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol.



A contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira – a saída do Profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja sobre ele) de Meca para Medina, em 16 de julho de 622 (calendário Gregoriano).

É considerado um mandamento divino usar o calendário (Hégira) com os 12 meses lunares sem intercalação, conforme se depreende dos versículos Corânicos a seguir:

"Perguntar-te-ão sobre os novilúnios. Dize-lhes: Servem para auxiliar o homem no cômputo do tempo e no conhecimento da época da peregrinação."
(2:189)


"Para Deus, o número dos meses é de doze, como reza o Livro Divino, desde o dia em que Ele criou os céus e a terra. Quatro deles são sagrados; tal é o cômputo exato. Durante estes meses não vos condeneis, e combatei unanimemente os idólatras."
(9:36)

Considerando um dos ditos do profeta, que diz respeito à visão e ao olhar, os meses se confirmam pela visão de sua Lua ou pelos adventos da Tradição, o início de um mês no calendário da Hégira não é marcado pelo começo de uma nova lunação e sim pela visão da lua crescente em um dado local. Do ponto de vista jurista islâmico, uma pessoa pode começar o jejum do Ramadan, por exemplo, baseado na visão "local" (ikhtilaf al-matale') ou  na visão da lua em qualquer lugar do mundo muçulmano (ittehad al-matale'). Embora diferentes, tanto uma como outra são posições juristas islâmicas válidas.

O Mensageiro de Deus (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:

“Jejuai pela sua visão e desjejuai pela sua visão”.

Outro fator que determina a chegada de um novo mês dentro do calendário islâmico, como por exemplo, se porventura a Lua do mês de Ramadan seja invisível aos olhos humanos por motivo de fenômenos da natureza, o mês anterior a ele, Shaban, deverá completar-se em trinta dias, e no dia seguinte, proceder-se-á o primeiro dia do jejum do mês de RamaDan.

O Mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:

“Caso a Lua se oculte, completai a contagem do mês anterior em trinta dias”.

O testemunho de pessoas idôneas, competentes e reconhecidas pela sua fé e devoção também são determinantes para a demarcação do início de um mês (especialmente o RamaDan), ou seja se essas pessoas afirmarem sobre a visão da Lua perante um líder religioso islâmico, o testemunho de ambos deverá ter crédito. Da mesma forma, se a difusão do aparecimento da Lua ocorrer entre os muçulmanos, não haverá dúvida em sua convicção. Quanto ao mês do RamaDan, se uma autoridade fundamental confirmar a visão da Lua, inicia-se o RamaDan.


Astronomicamente, alguns dados são definitivos e conclusivos (isto é, o tempo do nascimento de uma lua nova). No entanto, determinar a visibilidade do crescente não é definitivo ou conclusivo; depende de uma série de fatores, principalmente de natureza ótica. Daí a dificuldade em se confeccionar calendários islâmicos que sejam confiáveis (no sentido de que eles sejam consistentes com a visibilidade real do crescente).
Esforços para se obter um critério astronômico de se predizer o momento da primeira visibilidade lunar remontam ao período babilônico, com importantes melhorias e estudos feitos mais tarde por muçulmanos e outros cientistas. Estes esforços resultaram no desenvolvimento de vários critérios de se predizer a primeira visão possível de um crescente. No entanto, ainda permanece uma medida de incerteza. Além do mais, houve muito pouco trabalho no sentido de se estimar a visibilidade do crescente em escala global. Enquanto isto durar, não existe qualquer programa de calendário da Hégira que seja 100% confiável e a visão real do crescente permanece fundamental, principalmente para fixar datas importantes como o início do Ramadan e dos dois eid’s.

As ligeiras diferenças nos calendários islâmicos impressos no mundo, portanto podem apresentar dois aspectos: (1) a ausência de um critério global para a primeira visibilidade; e (2) o uso de diferentes critérios de visibilidade (ou método de cálculo). As condições metereológicas e as diferenças na localização do observador também explicam porque algumas vezes existem diferenças na observância das datas islâmicas no mundo, já que o dito do profeta é claro sobre isso: “jejuai pela visão”.


Aqueles que quiserem informações adicionais sobre o assunto devem consultar o excelente livro de Mohammad Ilyas, "A Modern Guide to Astronomical Calculations of Islamic Calendar, Times & Qibla", O livro contém uma discussão cuidadosa do sistema islâmico de calendário e fatos históricos e científicos relacionados. Também apresenta uma proposta válida para um Calendário Islâmico universal, baseado no critério de visibilidade global e no conceito de um Dia Lunar.

Ainda, para quem se arrisca a entender como se dá a visibilidade lunar para o calendário islâmico é só consultar o artigo “Lunar Visibility and the Islamic Calendar

Então, irmãs, espero poder ter esclarecido um pouquinho como o sistema de contabilidade do calendário islâmico.

Qualquer dúvida, já sabem: é só comentar ;)



--
O mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:

“O mês do RamaDan deve constituir-se em vinte e nove dias. Então, não jejue até que a visualize (a lua nova), e não quebre o jejum até que se visualize (a lua nova do mês Shawwal), e se o céu está nebuloso, então calcule.”


2 comentários:

  1. Excelente... é complicado mesmo pra gente q é não viveu no oriente.
    Vou tentar jejuar no Ramadan, se não der todos os dias, pelo menos alguns, vou seguir suas dicas e ver como me sinto.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Lu, minha querida, estava sentindo sua falta já... hehe
    Se Deus quiser vais poder jejuar, se Deus quiser!
    Que deus facilite pra você.
    Possívelmente o jejum começará na sexta-deira.
    Vou tentar juntar umas coisas hoje para postar no fim da tarde umas receitas facinhas e práticas para o teu Sohour, se Deus quiser.
    Mas não prometo, pois estou em viagem e preciso me adaptar aos horários da casa :)
    Fique com Deus e que Ele a recompense por seus esforços.

    ResponderExcluir